Torta de Bacalhau

Torta de Bacalhau

A torta de bacalhau é uma tradição da Semana Santa, se você quer participar nesta tradição, venha conferir esta receita.

Por certo, existem muitas receitas que carregam a tradição junto contigo, um feriado especial, uma ocasião especial, a torta de Bacalhau é uma delas.

Comumente consumida no feriado da semana Santa, a torta de Bacalhau é uma das receitas mais populares e tradicionais da cultura Brasileira.

Por isso, separamos esta receita que representa uma ocasião tão especial.

Ingredientes:

Torta de Bacalhau

Modo de Preparo da torta de Bacalhau

  1. Deixe o forno pré-aquecido em 180°C e também unte uma forma refratária.
  2. Logo após, coloque azeite com cebola e alho em uma frigideira e refogue até ficarem dourados.
  3. Em seguida, adicione o bacalhau desfiado à frigideira e refogue por alguns minutos até que esteja bem misturado com a cebola e o alho. Deixe reservado.
  4. Em um recipiente adequado bata os ovos e adicione as batatas amassadas, a salsa picada, o bacalhau refogado, mexa bem até os ingredientes ficarem totalmente misturados, não esqueça de colocar sal e se quiser pimenta ao gosto.
  5. Depois, transfira a mistura para a forma refratária untada e espalhe com uma colher para ficar bem uniforme.
  6. Na sequencia, leve ao forno e asse por cerca de 30-40 minutos, ou até que a torta esteja firme e dourada por cima.
  7. Assim que passar o tempo, retire do forno e deixe esfriar, depois é só cortar os pedaços e servir.

Ademais, esta é uma receita de torta de bacalhau tradicional, mas se quiser pode adicionar outros ingredientes de sua preferencia como queijo, azeitonas ou legumes.

Apesar de ser uma receita de tradição do feriado você também pode faze-la em outras épocas do ano, conforme preferir.

Esperamos que goste e aproveite esta deliciosa receita! Uma dica é servir a receita com um suco refrescante, temos uma boa opção de suco de abacaxi com morango, que tal dar uma conferida?

Torta de Bacalhau
Torta de Bacalhau

Curiosidades sobre a Torta de Bacalhau

Certamente, a tradição de consumir bacalhau durante a Semana Santa tem origens religiosas e culturais, principalmente em países de tradição católica, como Portugal e Brasil.

Por este motivo, separamos algumas razões pelas quais a torta de bacalhau ganhou tanta popularidade neste tipo de feriado.

Primeiro motivo seria devido na tradição as pessoas não comerem carne vermelha durante o feriado e neste caso o peixe seria uma boa opção pois é carne branca e neste feriado opta-se pela abstinência de carne vermelha.

Outro motivo seria a facilidade de conservação do bacalhau, pois é um peixe que consegue ser conservado por longos períodos de tempo, passando pelo processo e secagem e salga.

Por este motivo o bacalhau se tornou uma fonte de alimento de muito valor em épocas em estações em que não era possível praticar a pesca

Assim, durante a Semana Santa, quando as tradições religiosas exigiam a abstinência de carne vermelha, o bacalhau era uma opção prática e acessível.

Ao longo dos anos, o consumo deste peixe se tornou uma prática constante no feriado e acabou virando uma tradição cultural e sendo incorporado a receitas como a torna de Bacalhau.

Esta tradição que teve início em Portugal foi espalhada por muitos países inclusive o Brasil.

Portanto, a torta de bacalhau, assim como outras preparações com esse peixe, tornou-se uma tradição durante a Semana Santa, como uma forma de respeitar as práticas religiosas e culturais associadas a esse período.

Conte-nos sua Experiência sobre a Torta de Bacalhau

Afinal, o que achou da torta de Bacalhau? Diga-nos se você costuma participar desta tradição?

Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Chef Gustavo

Chef Gustavo

Olá! Eu sou o Chef Gustavo Andrade, criador do Receitas da Minha Vó. Meu objetivo com as Receitas da Minha Vó é manter viva essa tradição familiar e compartilhar com você receitas que aquecem o coração. Aqui você encontra pratos tradicionais e caseiros, como os bolos fofinhos, as sopas revigorantes e aquele pão caseiro que perfuma a casa inteira. Espero que, ao preparar essas receitas, você também sinta o mesmo carinho e paixão que aprendi com a minha avó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *